sábado, março 13, 2010

Psicanálise e AstroLogia

SIGMUND FREUD

         Os conceitos fundamentais da perspectiva freudiana apresenta numerosas correspondências com as noções astrológicas básicas.
            Para Freud, a realidade individual pode dividir-se em três zonas superpostas: o id, que envolve o conjunto de processos inconscientes; o ego, a instância psíquica cuja atividade consciente tende à realização simultânea, ao mesmo tempo, das exigências do id, e dos imperativos opostos do superego; por fim, o superego, instância de censura, resultante da identificação da criança com seus pais ou educadores, que visa criar uma imagem ideal, rígida, coerciva, da qual o ego sofre a permanente oposição. Daí violentos conflitos com o id e as pulsões instintivas.
            No plano astrológico,                               essa estrutura encontra-se no nível dos pontos cardeais: o id,                                       parte mais íntima do ser, e também a mais obscura, relaciona-se                                         com  o Fundo do Céu; o superego, que marca um projeto                                                                                          de sublimação e de transcendência,                                                 corresponde ao Meio do Céu; o horizonte                                                          Ascendente-descendente (comportamento, relação com os outro, que representa bastante bem o ego freudiano, em toda a sua complexidade.
            Com relação aos planetas, o id está ligado incontestavelmente à lua (universo indiferenciado, vegetativo, infantil, dependência, pulsões inconscientes, imaginário incontrolado); o ego, princípio da consciência e de atividade, aproxima-se do simbolismo solar; enquanto o superego, que é ao mesmo tempo elemento de ordem, autoridade, hierarquia, censura e inibição, pode ligar-se à dupla influência complementar de Júpiter e Saturno.
Na evolução da criança, Freud distingue três períodos característicos: a fase oral, a fase anal e a fase genital, que representa a maturidade, o cumprimento de um desenvolvimento realizado. Astrologicamente, as duas primeiras fases correspondem ao eixo Touro-Escorpião (o sol e o ascendente de Freud; Touro = boca, garganta, absorção; Escorpião = sexo, ânus, excreção, eliminação). Esse eixo é essencial: liga-se à dupla pulsão de apropriação e rejeição, de onde procede uma dupla tendência criativa-destrutiva, que se aplica ao mesmo tempo ao mundo e à própria pessoa.
Essas considerações esclarecem dois conceitos-chave do freudismo: Eros e Tanatos – instinto de vida e criação, instinto de morte e de destruição. Eros designa o conteúdo da libido, isto é, o amor no sentido amplo e sintético – energia que emana da sexualidade, associando ternura e sensualidade, prazer e genitalidade. É o instinto “que busca reunir as partes da substância viva, manter a coesão” (Freud, Essai de psychanalyse). Tanatos aparência então como uma reação de recusa do ego formado que exclui tudo o que pode contrariá-lo ou colocá-lo em perigo, opondo-se em seguida à sua própria metamorfose, o que o leva paradoxalmente a uma  situação congelada, sinônimo de autodestruição e morte. Astrologicamente, a analogia é bastante evidente entre Eros e Vênus de touro, planeta do prazer, do desejo de fusão e de efusão, da abertura, da receptividade, da sedução. As correspondências com Tanatos são um pouco mais sutis. Enquanto planeta regente de Áries, Marte é sinônimo de virilidade conquistadora e de poder belicoso. Seus atributos derivam, antes, do instinto de vida – a busca do espaço vital. Mas Marte está ligado igualmente a Escorpião (mesmo que o signo hoje seja atribuído a Plutão). Esse Escorpião marciano e plutônico desenvolve uma defesa e uma agressividade que resultam às vezes  em um autobloqueio mortal. Vê-se aqui o trabalho de forças de destruição e de autodestruição indispensável a toda a renovação.
(No tema natal, nota-se a importância do eixo Touro-Escorpião: eixo da sexualidade, representa igualmente as funções orais e anais. Sol em Touro, ascendente Escorpião, 06 de maio de 1856, Freiberg Morávia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

calma, vá com calma...