segunda-feira, agosto 30, 2010

O macaco e a Essência - Aldous Huxley

O MACACO e a ESSÊNCIA

"...previu tudo isso - a passagem da fome para os alimentos importados, dos alimentos importados para o 'boom' da população e do 'boom' de volta à fome outra vez. Denovo a fome, A Nova Fome, a Grande Fome, a fome de enormes proletarados industrializados, a fome de habitantes das cidades com dinheiro, com todas as utilidades modernas, com automóveis [...] e todas engenhocas imagináveis, a fome que é causa das guerras totais e as guerras totais que são a causa de MAIS FOME AINDA...
E tome nota...mesmo sem bomba atômica..., um pouco mais demoradamente, talvez, mas não menos fatalmente, os homens ter-se-iam destruído, ao destruir o mundo em que viviam. Não havia salvação para eles...famintos, seriam tentados a recorrer à guerra. E ainda que, porventura, procurassem encontrar um caminho mais pacífico e racional para sair do dilema... desde quando esboçou o início da revolução industrial... previu que os homens se tornariam arrogantemente presunçosos ante os milagres da sua própria técnica que logo perderiam todo o senso de realidade. E foi precisamente o que aconteceu. Esses miseráveis escravos de rodas e de livros de contabilidade começaram a congratular-se consigo mesmos por serem os Conquistadora da Natureza... o que haviam feito, é claro, fora perturbar o equilíbrio da Naturez, e estavam em vias de sofrer as consequências. Pense um pouco no que" 
ESTIVEMOS FAZENDO! o autor continua: "uma orgia de imbecilidadeS criminosaS (grifo meu). E a isso eles chamavam Progresso... Creia-me esta foi uma invenção por demais diabolicamente irônica! Tinha que haver um Auxílio Exterior para isso... a Graça do Belial, que naturalmente, está sempre ao alcance - isto é, para quem quer que esteja pronto para cooperar com ela - E quem não está?
Progresso e Nacionalismo - essas foram as duas grandes idéias que Ele lhes incutiu..."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

calma, vá com calma...