sábado, dezembro 14, 2013

As Rupturas e as Alternativas que Conduzem as Melhores ENCRENCAS...

Notas sobre o Amor e os Laços Social
Melina Cardinal, Mandela/Madiba
"O que ocorre, de fato, é que, quando me olho no espelho, em meus olhos olham olhos alheios; quando me olho no espelho não vejo o mundo com meus próprios olhos desde o meu interior; vejo a mim mesmo com os olhos do mundo - estou possuído pelo outro".
Mikhail Bakhtin
Urgente encontrar mais representantes de um Laço Social mais forte quando Mandela já não esta mais aqui.
Desde o dia 05 de dezembro o mundo fica menos humano sem seu exemplo de “singeleza na sofisticação da personalidade” (disse um comentarista).
O “Encrenqueiro” Mandela, ou Madiba, era um ex-presidiário, preto, pobre, QUE CHEGOU A SER PRESIDENTE ELEITO e que lutou pela igualdade em direitos e direito à diferença. Ele era comunista, Marxista e disse ter tido como principais apoiadores figuras “não gratas” (ou “encrenqueiros”, como Mandela foi  chamado quando criança antes de seu nome tribal, Madiba).
Para terminar a mesma semana soube sobre Melina Cardinal, que é uma jovem Canadense de 19 anos que está no Brasil “há alguns meses fazendo vários trabalhos voluntários como dar aulas de inglês a moradores de rua. Ela consegue comida aos que ficam para assistir à aula, que acontece numa calçada no Bairro da Lapa.” Esta foi a informação que coroou o final da mesma semana.
Se final sempre busca algum retorno: a semana trouxe algo ruim e terminou com um destaque de notícia tão bom! Resta nos comemorar e aguardar que de algum destes “encrenqueiros” que Melinda “reforça a autoestima” de a chance de mais Madiba/Melinda querendo mostrar que “é possível aprender coisas novas dizendo a eles que se dormem no chão, não significa que são lixo"
É o que a linda espécie de humano responde aos que perguntarem se ela tem alguma esperança de eles aprendam o idioma: “...não é a coisa mais importante... não julgo se usam drogas ou não, procuro me afastar se estiverem usando, mas quem somos nós para julgá-los? Eles são pessoas que vivem nas ruas e muitas vezes não têm o que comer. Já pensou como eles ficaram nesses dias todos de chuva? Sei que não posso tirá-los das ruas, mas é importante fazer as coisas andarem.”
A crença na Humanidade se refaz com homens e mulheres assim!  Dão nós ímpetos e intento de seguir as batalhas sem muito chororó. Parafraseando o comentarista e aumentando a sofisticação de nossas sutilezas.
“Há três meses no Rio, (desde novembro) Melinda mora numa república na Lapa com outros brasileiros, faz trabalho voluntário na ONG Urerê, da socióloga Yvonne Bezerra de Mello, no Complexo da Maré, e também na favela Júlio Ottoni, em Santa Teresa, onde morou inicialmente. Em outubro, resolveu também dar aulas na Rua Gomes Freire.”
Melina Cardinal, Mandela/Madiba,
Willian Van Gohg
e os outros
todos bons companheiros e encrenqueiros da estradas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

calma, vá com calma...